Lançamento NX - Luis Carlos Andrade Jr., vice-presidente executivo da Lexus do Brasil

16/03/2015 - 01:00

Amigos jornalistas, bom dia!

 

É um prazer revê-los novamente!

 

Bem-vindos ao lançamento do novíssimo NX, modelo que já está desafiando o segmento de SUV de luxo no mundo e, temos certeza, fará o mesmo no Brasil.

 

Mas antes de conhecermos o novo NX, gostaria de falar a vocês um pouco sobre como vem se comportando este mercado.

 

Vamos lá?

 

A expectativa é que o segmento mundial de luxo, e aí não me restrinjo apenas ao segmento automotivo, continue crescendo nos próximos anos. Isto se deve a uma série de fatores, como a recuperação econômica dos mercados desenvolvidos e a tendência de urbanização da população, apoiada pela ascensão de um grande número de executivas mulheres, que compõem essa nova demanda.

 

Conforme estudo global do mercado de bens de consumo de luxo as marcas deste segmento movimentaram 350 bilhões de euros no ano passado, um crescimento de 7% em comparação a 2013.

 

Neste cenário, o setor automotivo foi protagonista, com vendas 10% superiores em 2014 no comparativo ano versus ano.

 

No caso do Brasil, mesmo com o arrefecimento iminente da economia e com a estagnação do mercado de luxo no ano passado, temos uma visão otimista para este segmento, que continuará tendo como mola propulsora as classes “A” e “B”.

 

É neste cenário que o mercado de automóveis de luxo e a Lexus estão inseridos.

 

O mercado de automóveis de luxo no Brasil apresentou ótimos resultados. Em 2014, seu crescimento foi de 16% em relação a 2013, ou seja, uma expansão superior ao mercado global.

 

No caso das SUVs de luxo, a demanda no Brasil cresceu fortemente. Em 2014, as vendas desse segmento ultrapassaram as 15.000 unidades, o que representa uma elevação de 15% em relação a 2013.

 

Este resultado é ainda mais expressivo se considerarmos que o mercado total de automóveis caiu 7% no ano passado.

 

Paralelamente, a Lexus do Brasil chegou a um volume de vendas de mais de 240 unidades em 2014, um acréscimo de 19% em relação ao ano anterior.

 

Atualmente, o nosso portfólio é composto pelo sedã médio IS250, os sedãs executivos ES350 e LS460L, e o SUV médio RX350.

 

Além deles, contamos também com o híbrido, o CT200h, que teve o preço reposicionado recentemente a R$127.000,00, devido ao benefício da redução do imposto de importação concedido pelo governo federal no fim de 2014.

 

Apesar de termos um line up bastante completo, atuamos em uma pequena parte do mercado, pois nossos produtos concorrem apenas com veículos de motorização acima de 2.0L, que representam cerca de 15% das vendas dos automóveis de luxo no Brasil.

 

Mas para nós, mais importante do que volume, é ver o orgulho dos nossos clientes em possuir um modelo da marca.

 

A construção dessa satisfação teve início em 2012, com a entrada oficial da Lexus no mercado brasileiro, marcada pela abertura da nossa 1ª concessionária, em São Paulo.

 

No ano passado, abrimos um novo showroom, também na capital paulista.

 

Em ambos, oferecemos um serviço state-of-the-art, seguindo o princípio do Omotenashi, ou seja, cada cliente é tratado como se fosse um convidado em nossa casa.

 

Com isso, estamos criando fãs da Lexus no Brasil, que disseminam nos seus círculos sociais a inigualável experiência de compra e propriedade que tiveram.

 

Essa foi a 1ª fase da nossa estratégia, com a introdução bem-sucedida da marca Lexus e seus fundamentos no Brasil.

 

Mas isso foi apenas o começo. Seguindo as mudanças e melhorias implantadas pela marca Lexus globalmente, temos como objetivo expandir os nossos negócios no país, com a missão de “sermos a marca com o maior índice de lealdade do mercado”.

 

Assim, estamos agora na 2ª fase da nossa estratégia, que consiste em aumentar expressivamente a nossa base de clientes.

 

Temos como alvo claro os atuais clientes Toyota, já comprovadamente satisfeitos com a experiência de compra e propriedade na marca e que estão migrando naturalmente para o segmento premium.

 

Esta afirmação é apoiada em estudos de mercado que mostram que aproximadamente 15% dos clientes que adentraram no segmento carros de luxo no Brasil nos últimos anos tinham como veículos anteriores sedãs médios, especialmente, o Corolla.

 

A estratégia de consolidação da marca Lexus no Brasil ainda abrangerá uma 3ª fase, na qual vamos concentrar os nossos esforços na ampliação da nossa presença em todo mercado brasileiro.

 

Justamente, por isso, estamos elevando o número dos nossos postos de serviço dos atuais oito para 15.

 

Recife, Ribeirão Preto, Goiânia e Salvador ganharão seus primeiros postos de assistência Lexus, enquanto Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre receberão uma segunda unidade. Esses pontos se juntarão aos hoje já ativos localizados em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Vitória e São Paulo.

 

Vale ressaltar que as praças escolhidas foram aquelas onde já há uma presença de clientes Lexus, quem queremos atender de forma mais eficiente, proporcionando conforto e conveniência.

 

Em algumas dessas praças, além dos novos pontos de serviços, teremos também postos avançados de vendas para todo o line up Lexus, seguindo o mesmo modelo que estamos utilizando para a ampliação da rede Toyota.

 

Não tenho dúvidas que o NX será uma grande ferramenta nessa expansão da presença da marca Lexus no Brasil.

 

Nosso plano com esse lançamento é passar a atuar em 40% do mercado de automóveis de luxo no Brasil, projetando um aumento de volume de vendas para a Lexus das atuais 20 para 100 unidades mensais.

 

Obrigado.