Lexus anuncia os mentores para o Lexus Design Award 2022

22/09/2021 - 05:10

Participantes inscritos para nova temporada de premiação da marca premium da Toyota serão orientados por estrelas do design internacional 

 

A Lexus anunciou quatro mentores para o Lexus Design Award 2022, premiação que já tem inscrições abertas. Desde o lançamento do Prêmio Lexus de Design em 2013, os criadores recebem experiência exclusiva e orientação de renomados mestres do mundo do design. Para a edição de 2022, o arquiteto de Pequim Yosuke Hayano e o designer europeu Sam Baron irão se juntar ao designer Joe Doucet, em seu terceiro ano como um mentor, além da alemã Sabine Marcelis.

 

O programa de mentores do Lexus Design Award se destaca no calendário de competições internacionais de design ao oferecer aos finalistas acesso direto a profissionais de elite. Estes, no fim, dão orientações e ajudam os participantes a explorarem potenciais soluções para finalização de protótipos e apresentações.

 

Yosuke Hayano é um parceiro sênior da MAD Architects, que lidera equipes conhecidas por sua nova visão da arquitetura asiática expressa em grandes projetos ao redor do mundo. Sam Baron é um líder nato da criatividade e visionário, cria produtos e experiências, combinando arte e design, do conceito à conclusão, para algumas das marcas líderes mundiais.

 

Os critérios de avaliação do Lexus Design Award 2022 baseiam-se nos três princípios-chave da marca Lexus: antecipar, inovar e cativar. Os projetos apresentados devem antecipar os desafios globais que a sociedade do futuro enfrenta e sugerir formas atraentes e inovadoras de contribuir para um futuro sustentável, ao mesmo tempo que traz felicidade a todos. A Lexus busca designs atraentes que se fundem com soluções inteligentes.

 

Um comitê de jurados famosos analisará as inscrições de todo o mundo e anunciará os seis finalistas no início de 2022. A Lexus financia o desenvolvimento do protótipo dos finalistas com um orçamento de até 3 milhões de ienes (mais de US$ 25.000) por projeto. Entre março e junho de 2022, os seis finalistas apresentarão suas propostas finais aos jurados, que selecionarão um vencedor do Grande Prêmio.

 

As inscrições para o Lexus Design Award 2022 já estão abertas e são aceitas até 10 de outubro. Para mais informações, a Lexus disponibiliza o link LexusDesignAward.com.

 
 
Sobre o Lexus Design Award
 
Lançado em 2013, o Lexus Design Award é uma competição internacional para criadores e designers emergentes de todo o mundo. O prêmio busca contribuir com a sociedade, apoiando profissionais cujo trabalho mostra potencial para construir um futuro melhor. Seis finalistas têm a oportunidade única de criar projetos sob a orientação de designers líderes e renomados mundialmente. Além do grande prêmio, o Lexus Design Award oferece exposição midiática relevante para impulsionar o avanço na carreira.
 
Sobre os mentores
 
Sam Baron

 

Designer/diretor criativo da SAM BARON & Co.

 

Líder criativo e visionário, Sam Baron cria produtos e experiências, dando vida a trabalhos que combinam arte e design, e conduzem ideias inovadoras do conceito à conclusão. Seu trabalho abrange muitos campos da hospitalidade, varejo, design, moda e cultura. De uma perspectiva global, Baron lidera iniciativas sofisticadas que criam uma experiência para algumas das principais marcas líderes mundiais. Por uma década, ele foi consultor como diretor de design da Fabrica, um centro de pesquisa de comunicação internacional com sede na Itália.

 

Em 2009, Baron recebeu o "Grand Prix de la Creation de la Ville de Paris" na categoria de design, e em 2010 Philippe Starck o selecionou como um dos dez melhores designers da próxima década. Seu trabalho aparece continuamente na imprensa internacional e está incluído em coleções de museus internacionais. Recentemente, Sam recebeu o prêmio especial da feira PAD Paris. Sam Baron vive e trabalha atualmente entre Portugal e França.     

 

Joe Doucet 

 

P197C1T8#y1

 

Fundador da JOE DOUCET X PARTNERS

 

Designer, empresário, inventor e diretor criativo, Joe Doucet é um dos talentos criativos mais procurados que trabalham na América hoje. Seu trabalho funde função e apelo visual habilmente para transmitir significado. Doucet acredita que o design e, mais importante, o processo de pensamento do designer podem desempenhar um papel maior na inovação e na solução de problemas. Atualmente, ele detém inúmeras patentes de seus projetos e invenções.

 

O trabalho de Doucet foi exibido globalmente e recebeu vários prêmios internacionais, incluindo um Prêmio Mundial de Tecnologia para Inovação em Design e vários Good Design Awards. Doucet foi nomeado o Vencedor do Prêmio Nacional de Design Smithsonian Cooper-Hewitt para Designer de Produto 2017, a maior homenagem em sua área. Ele também foi finalista do prêmio Designer of the Year 2019 pelo Dezeen, e recebeu o prêmio Fast Company Top Design Companies em 2019.

 

 

Yosuke Hayano

 

人, 男, テーブル, フロント が含まれている画像

自動的に生成された説明

 

 

Sócio da Mad Architects

 

O arquiteto japonês é sócio sênior da MAD Architects com sede em Pequim, China. MAD é liderado por Ma Yansong, Dang Qun e Yosuke e está empenhada em desenvolver designs futuristas, orgânicos e tecnologicamente avançados que incorporam uma interpretação contemporânea da afinidade oriental pela natureza. Com uma visão da cidade do futuro baseada nas necessidades espirituais e emocionais dos residentes, o MAD se esforça para criar um equilíbrio entre a humanidade, a cidade e o meio ambiente.

 

Yosuke foi o vencedor de vários prêmios de alto nível, incluindo o Prêmio Young Architects da Liga de Arquitetura de Nova York (2006), o Prêmio Design for Asia (2011) e o Prêmio Kumamoto Artpolis (2011). Ele atuou como professor visitante na Escola de Arte e Arquitetura Waseda de 2008 a 2012, e na Universidade de Tóquio de 2010 a 2012. Além disso, atuou como examinador externo na Architectural Association of London de 2015 a 2019.

 

Sabine Marcelis

 

赤いカーテンの前の椅子に座る女性

低い精度で自動的に生成された説明

 

Designer e fundadora do STUDIO SABINE MARCELIS
 
Sabine Marcelis é uma designer holandesa que dirige seu escritório no porto de Rotterdam. Depois de se formar na Eindhoven Design Academy em 2011, Marcelis começou a trabalhar como designer freelance nas áreas de produto, instalação e design espacial com forte foco na materialidade. Seu trabalho é caracterizado por formas puras que destacam as propriedades dos materiais.
 
Marcelis aplica um forte ponto de vista estético em suas colaborações com especialistas do setor. Este método de trabalho permite intervir no processo de fabricação, recorrendo à pesquisa e experimentação de materiais para obter surpreendentes novos efeitos visuais para projetos expostos em museus e encomendados por clientes comerciais e casas de moda.
 
Sabine ganhou recentemente os prestigiosos prêmios 'Designer do Ano 2020' dado pela Wallpaper, o prêmio 'Jovem Designer do Ano' do Elle Deco International Design Award 2019 e o 'GQ Men of the year 2019' Artista Internacional do Ano.