Lexus RX350, crossover de Luxo pioneiro, chega ao Brasil com a nova identidade visual da marca

22/05/2012 - 03:45

A Lexus traz ao Brasil a partir de junho deste ano o RX350, modelo pioneiro no segmento de crossover/SUV de luxo. Lançado em 1998, o RX foi o primeiro crossover/SUV de luxo do mundo, proporcionando o conforto de um carro de passeio com a versatilidade de um utilitário esportivo, além da segurança do sistema inteligente de tração 4X4 com controle ativo de torque. O novo RX350 mostra desenho exterior com a nova e ousada assinatura da grade tipo spindle e habitáculo totalmente renovado.

O RX350 recebeu uma aparência esportiva mais suave na frente com novos para-choques, complementada com o design do novo farol, luzes de LED em formato deLe molduras exclusivas nos faróis de neblina. As lâmpadas das lanternas traseiras e da placa traseira também foram atualizadas.

O luxuoso e espaçoso RX350 tem inúmeros aperfeiçoamentos em seu interior. O volante foi redesenhado para proporcionar uma sensação mais confortável e relaxante. Um toque metálico aprimora a aparência do porta-luvas. O console central foi aprimorado para proporcionar fácil acessibilidade aos compartimentos e equipamentos deste SUV.

 

Mecânica

O Lexus RX350 é equipado com um motor V6 de 3.5 litros VVT-i, que gera 277 cv de potência máxima a 6.200 rpm. O sistema VVT-i controla o tempo de abertura das válvulas de admissão, otimizando a dirigibilidade e performance.

A transmissão de seis velocidades e eletronicamente controlada com inteligência (Super ECT) produz resposta rápida de mudanças de marchas com a ajuda de válvulas solenóides lineares em miniatura de alto fluxo, que controlam o fluido de transmissão.

A transmissão automática sequencial permite ao condutor mudar a marcha manualmente quando desejado, primeiro movendo a alavanca para a posição "S" e, em seguida, empurrando-a para frente (+) para avançar as marchas e para trás (-) para reduzir. No modo automático, um conjunto inteligente de mudanças de marcha define padrões com base na velocidade do veículo, posição do acelerador e tipo de superfície percorrida.

Os engenheiros do Lexus proporcionaram ao RX350 uma experiência de condução envolvente e um passeio tranquilo e suave. Um fator chave para a agilidade de condução dos RX350 é o design único da suspensão traseira com braços triangulares superpostos. Outro benefício importante nessa configuração da suspensão traseira é que o porta-malas tem uma maior área de carga. a geometria da suspensão dianteira foi otimizada com uma barra estabilizadora espessa. Molas helicoidais dianteiras se comprimem em direções opostas, impedindo que os efeitos negativos de compressão da suspensão passem para a direção.

O sistema de direção elétrico contribui para a agilidade e melhor sensação ao dirigir, eliminando as perdas de uma direção com bomba hidráulica. Eliminar o fluido hidráulico também fornece um benefício ambiental e reduz a suscetibilidade à manutenção. Quando se dirige em condições que exijam uso mínimo da direção, o consumo de energia é reduzido, melhorando a economia de combustível em cerca de três por cento.

A assistência elétrica da direção é ajustada automaticamente em resposta à velocidade do veículo, com maior atuação em baixas velocidades e uma maior interferência em altas velocidades.

 

Segurança

Um dos destaques do RX350 é o sistema VDIM - Vehicle Dynamics Integrated Management (Gerenciamento Integrado do Comportamento Dinâmico), que gerencia de maneira integrada os sistemas eletrônicos e de controle dinâmico do veículo, incluindo freios ABS (que também trazem distribuição eletrônica de frenagem e assistência à frenagem), o controle de tração e estabilidade e a direção assistida. O VDIM foi projetado para antecipar o início de uma derrapagem ou deslizamento do veículo e ajudar a corrigir a situação, controlando a frenagem individualmente nas quatro rodas e as respostas do acelerador.

O RX350 possui o Hill-Start Assist Control (HACControle de ajuda de saída em ladeiras), que usa a pressão do freio para ajudar a impedir que o veículo se mova para trás na partida em aclive. Se o veículo estiver parado com o pedal de freio ativado, pressioná-lo mais aciona o recurso. A pressão do freio é então mantida durante aproximadamente dois segundos depois que o pedal é liberado, proporcionando tempo hábil ao condutor mudar para o pedal do acelerador e arrancar.

O RX350 é equipado com 10 airbags, incluindo bolsas laterais tipo cortina, nas laterais dos assentos dianteiro e traseiro e para os joelhos do condutor e do passageiro da frente. Um sensor de rolagem aciona os airbags laterais tipo cortina caso seja detectado um predeterminado limite de inclinação do veículo.

Também é item de segurança do RX350 o apoio de cabeça para os passageiros com sistema mecânico anti-colisão traseira. Esse equipamento limita o movimento do pescoço dos ocupantes do veículo nessa situação, reforçando a prevenção de lesões na coluna cervical.

O RX350 traz também faróis de xenônio com lavador e regulagem de altura, controle de tração e estabilidade.

 

Conforto e Conveniência

O luxo do Lexus RX350 começa com a forma como o motorista interage com o seu veículo. O modelo é equipado com botão de partida sem chave SmartAccess. Assim que o condutor se aproxima do veículo, as lâmpadas de cortesia internas e externas se acendem. Ao abrir a porta, a iluminação do painel de instrumentos se apaga gradualmente. Quando o motor é ligado, os ponteiros dos instrumentos de medição e as marcações se acedem, seguido pelo mostrador com informações múltiplas. Depois que o condutor sai do veículo, as luzes se apagam em intervalos diferentes.

O silencioso sistema de controle de clima oferece resfriamento e aquecimento rápidos. Um compressor de alta eficiência detecta o fluxo da refrigeração para otimizar o controle do motor e a economia de combustível. Um sensor de fumaça disponível foi projetado para detectar partículas nocivas (CO, HC, NOx) das emissões de escape de outros veículos e de alternar automaticamente entre os modos de ar fresco e recirculação.

O RX350 aceita diversas fontes de arquivos de música, em seu Lexus Premium Sound System (Sistema de som Premium), com entradas auxiliares e USB, além de conectividade Bluetooth®. Quando um iPod® estiver ligado na porta USB, informações como nome do artista, álbum e faixa podem ser exibidas na tela central (que é operada por um mouse localizado no console), ou no rádio do carro.

O grande compartimento de armazenamento do console central acomoda facilmente diversos dispositivos eletrônicos, mantendo os fios ocultos. O sistema de som de última geração oferece 12 alto-falantes e quatro twitters.

Também compõem a lista de equipamentos do RX350 itens como coluna de direção regulável em altura e profundidade e com recolhimento automático elétrico, bancos dianteiros com aquecimento, controle de velocidade de cruzeiro, limpador de para-brisas com temporizador de velocidade, câmera de e sensor de estacionamento, entre outros.

 

Design

O RX350 combina uma versão dinâmica do design Lexus para criar um perfil elegante, acentuada por "ombros" largos, dando uma aparência atlética e elegante. As molduras das janelas laterais têm um acabamento brilhante ao longo de uma linha sutilmente côncava, entre as colunas A e C, estendendo-se para as extremidades dianteira e traseira.

A nova frente distinta e contemporânea do RX é destacada pela grade tipo spindle, que leva a assinatura Lexus. A borda superior da grade é colocada abaixo da borda superior do conjunto de faróis para dar uma aparência mais agressiva. As luzes de LED, bem como a combinação das lâmpadas traseiras, refletem o motivo "L". Os faróis de neblina são integrados à parte inferior do para-choque dianteiro.

Os pára-lamas dianteiros pronunciados avançam em direção às portas em um movimento cônico que envolve os cantos traseiros, integrando-os perfeitamente ao veículo. A parte inferior da carroceria realça as rodas de 18 polegadas, outro item de série. As portas de passageiros estendem-se abaixo da soleira de entrada, dificultando a entrada de sujeira e umidade. Uma característica distintiva das maçanetas das portas é a superfície sutilmente torcida para fora, da frente para a traseira, para proporcionar uma empunhadura mais confortável. Os espelhos laterais são dotados de lâmpadas de LED para sinalização de conversões.

 

Desde sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento oferecido aos seus clientes. A marca Lexus é líder em tecnologia híbrida no mercado de luxo, oferecendo quatro modelos híbridos que oferecem o melhor em inovação tecnológica e luxo de alto padrão. Em seu início, a Lexus oferecia dois modelos de veículos. Hoje, mais de 20 anos depois, a Lexus oferece em todo o mundo diversas variações de 10 modelos de automóveis, desde o esportivo híbrido CT 200h até o supercarro LFA, com motor V10.

Informações para a Imprensa

Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
George Costa e Silva – Gerente de RP –
gcostaesilva@toyota.com.br
Erick Boccia – Chefe de Imprensa – (11) 5502-9168 – eboccia@toyota.com.br

Printer Press Comunicação Corporativa
Rodrigo Barnabé – (11) 5502-9171 –
rbarnabe.printerpress@toyota.com.br
Cassio Waki – (11) 5502-9177 – cwaki.printerpress@toyota.com.br
Fábio Santos – (11) 5502-9218 – fpesantos.printerpress@toyota.com.br

Maio de 2012