Lexus traz o LS460 L, ícone do segmento de sedãs de luxo no mundo

22/05/2012 - 03:50

A Lexus chega ao Brasil com a Linha LS de sedãs de luxo, que deu origem à marca em 1989. O LS460 L, modelo que será comercializado no mercado brasileiro a partir de junho, é referência de conforto e desempenho incomparáveis na sua categoria. Com o LS460 L, a Lexus oferecerá uma experiência única de compra e propriedade de um veículo para atender clientes Premium.

O Lexus LS460 L é um dos modelos de maior prestígio no mercado de luxo no mundo, pois reúne exclusividade e opulência. São 5,18 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,47 m de altura, com excelente entreeixo de 3,09 m. Com coeficiente aerodinâmico igual a 26 (Cx=26), este sedã possui, dentro da sua categoria, um dos desenhos que mais privilegia o fluxo de ar, o que propicia suavidade ao rodar e economia de combustível. Os faróis emLcom LED invadem os pára-lamas e criam visual harmônico com a linha de cintura alta da lateral.

A traseira, que também traz lanternas em LED, apresenta formas robustas e tem como grande diferencial as grandes ponteiras de escapamento integradas ao pára-choque, dando ao LS460 L um visual agressivo e dinâmico. As rodas de liga leve de 19 polegadas, revestidas por pneus de medida 245/45, mesclam jovialidade e elegância.

 

Mecânica

O LS460 L oferece um conjunto mecânico primoroso tanto para os adeptos de uma condução mais moderada quanto para os fãs de uma direção mais dinâmica. Sob o capô está o motor V8 de 4,6 litros e 32 válvulas, Dual VVTiE, acionado por atuador elétrico, que gera 347 cv de potência a 6.400 rpm, com torque de 46,4 kgf.m a 4.000 giros.

A exclusiva transmissão Shiftronic (com opção de troca de marchas sequenciais) de oito velocidades é outro ponto forte do modelo, pois aproveita toda a potência e torque do motor, sem perder a esportividade de uma transmissão manual e o conforto de um câmbio automático. Estes benefícios são potencializados pela tecnologia Super ECT, que trabalha em conjunto com o acelerador eletrônico e gerencia as mudanças de marcha de acordo com o estilo de dirigibilidade do motorista, proporcionando, assim, redução no consumo de combustível.

Ainda sobre a dirigibilidade, o condutor pode selecionar a opção Snow, que gerencia a tração traseira do veículo e serve para evitar derrapagem ao arrancar em pisos escorregadios, ou a opção Power, que privilegia a potência.

O LS460 L proporciona uma rodagem extremamente confortável, que se tornou emblemática do modelo. A suspensão é independente nas quatro rodas, do tipo Multilink, com barra estabilizadora (dianteira) braços e suportes de fixação em alumínio. O sistema ajuda efetivamente a controlar a inclinação da carroceria, garantindo assim uma viagem extraordinariamente suave. Apesar de suas grandes dimensões, o LS460 L tem um diâmetro de giro de 11 metros, o que produz excelente capacidade de manobra.

 

Sala de estar

Visto por dentro, o LS460 L mais parece uma suntuosa sala de estar, devido à característicaLimousinedo habitáculo, da alta qualidade dos materiais empregados e das elegantes combinações de cores disponíveis para o interior. O acabamento interno é composto por madeira e couro, os assentos são, na verdade, poltronas, que acomodam os passageiros de forma altamente confortável. Os bancos dianteiros têm 16 modos de regulagem elétrica de altura, distância e encosto e pernas. Estão disponíveis três memórias para o banco do motorista e do passageiro, sendo que no lado do condutor também é possível armazenar posições do espelho retrovisor externo e da coluna de direção (ajustável eletricamente em altura e profundidade).

O console central com acabamento em madeira abriga diversos porta-objetos e também inclui os comandos de abertura elétrica do teto solar (que é dotado de proteção UV), os botões para a reclinagem e aquecimento/ventilação do banco traseiro e o comando On/Off do controle de tração.

O painel de instrumentos dispõe da tecnologia Optitron, que varia a intensidade de iluminação de acordo com a claridade externa. A grafia dos mostradores circulares e a tela do computador de bordo são de fácil visualização, reduzindo o tempo das informações e proporcionando maior segurança ao condutor.

O computador de bordo mostra temperatura externa, velocidade média, consumo médio, consumo médio após o abastecimento, consumo instantâneo e autonomia.

O painel central é um show a parte. Por uma tela touchscreen pode-se comandar o ar-condicionado digital Quadri Zone e o sistema de som de última geração da marca Mark Levinson, composto por CD player com disqueteira para seis CDs ou DVDs e 19 alto-falantes com 450 watts de potência. Além disso, o entretenimento é digno do luxo da marca. O sistema de som é equipado para receber conexões ipod® e USB, além de contar com a tecnologia Bluetooh®, que permite ao motorista atender ligações sem tirar as mãos do volante e registrar números de telefone por voz, proporcionando segurança elevada.

Na traseira, o assento traseiro direito, denominado VIP Seat reclina o encosto e possui apoio para os pés, sistema de massagem (shiatsu e stretch) e relaxamento, ar condicionado individual com ajuste automático por sensor infravermelho e sistema de entretenimento. Quando em uso, o VIP Seat também recolhe o banco dianteiro direito para frente aumentando significativamente o espaço para as pernas para quem se acomoda atrás. Ainda um airbeg adicional aos outro 10 presentes no LS460 L que fica no assento do VIP Seat para evitar que o passageiro escorregue por baixo do cinto de segurança em caso de colisão.

A lista de equipamentos de série traz ainda os seguintes itens: direção assistida eletricamente com regulagem de altura e profundidade e recolhimento elétrico, seleção de modo de condução, controle de velocidade de cruzeiro, indicador ecodriving, assistência para arrancadas em ladeiras, retrovisor interno eletrocrômico, vidros elétricos com sistema one touch nas quatro portas, cortina elétrica para o vidro traseiro, travas elétricas, entre outros.

O LS460 L também foi concebido dentro dos padrões mundiais da Lexus, portanto o espaço entre todas as junções de suas partes são inferiores a 3 milímetros. O modelo recebeu ainda tratamento acústico especial nas caixas de roda, portas, compartimento do motor, pára-brisa e tampa do porta-malas, garantindo silêncio absoluto no interior ao rodar.

 

Tecnologia

Com o controle remoto no bolso, é possível entrar no LS460 L apenas com um toque na maçaneta (Smart Entry System). Para travar veículo e acionar o sistema de alarme é necessário apenas pressionar o botão localizado em qualquer uma das quatro maçanetas.

Dar partida no modelo também dispensa a utilização de qualquer tipo de chave ou cartão magnético. O sistema de radiofrequência reconhece o controle remoto de posse do motorista, que precisa apenas acionar o botão Start, localizado ao lado direito do volante.

O LS460 L oferece também um assistente para estacionamento lateral e 90 graus (Intelligent Park Assist - IPA) para facilitar as manobras de estacionamento paralelo e de entrada na vaga. Assim que o condutor posicionar o carro corretamente, o espaço disponível será identificado na tela de navegação e o sistema utiliza a câmera de traseira, os sensores de estacionamento e o sistema de direção elétrica assistida para guiar o carro na vaga. O condutor, por sua vez, controla a velocidade do veículo com o pedal de freio.

 

Segurança

No que diz respeito à segurança ativa, o LS460 L oferece faróis de xenônio direcionais (AFS) com sistema de acendimento automático e lavadores, farol de neblina, freios ABS com distribuição eletrônica e assistência de frenagem em emergências, controle de estabilidade e tração e sistema Isofix de fixação de cadeiras para crianças. Além disso, há 11 airbagsdois frontais, dois laterais para motorista e passageiro, dois frontais para joelhos, dois tipo cortina e dois laterais de proteção para as costelas dos ocupantes do banco traseiro.

A segurança passiva é garantida pela carroceria que se deforma de maneira progressiva em caso de acidente, com áreas de absorção que dissipam a energia gerada pelo impacto, minimizando os danos aos ocupantes do veículo. O para-brisa e os vidros laterais do modelo também possuem película repelente e não acumula água da chuva, o que reforça o aspecto de segurança.

Um dos maiores destaques do LS460 L é o Gerenciamento Integrado de Dinâmica do Veículo (Vehicle Dynamics Integrated Management - VDIM). O VDIM recebe os dados de uma série de sensores no veículo, prevê o início de uma derrapagem em curvas e, então, ajuda a corrigir a situação com uma combinação de frenagem, aceleração e controle de direção. O sistema VDIM reúne dados de diversas fontes para ajudar a tornar a condução do LS460 L ainda mais suave e eficiente.

Fatos sobre a linha LS:

- Desde sua introdução nos Estados Unidos, com os modelos LS de 1990, a Lexus esteve entre as três primeiras marcas do Estudo de Qualidade Inicial da J.D. Power em 20 dos 22 últimos anos.

- Em 2011, o Lexus LS foi líder na categoriaCarro Premium de Grande Portedo estudo de Qualidade Inicial da J.D Power com nota 54.

- O Lexus LS lidera a sua categoria, no mesmo estudo da J.D. Power, pelo quarto ano consecutivo e, nos últimos 22 anos, liderou a categoria por 15 vezes.

- O Lexus LS é o modelo melhor avaliado dentre todas as categorias pelo segundo ano consecutivo e ainda foi líder absoluto por 9 vezes nos últimos 14 anos.

- O LS460 apresentou ao mercado uma série de inovações até então inéditas, tais quais:

 

  • Transmissão automática de 8 marchas

  • Sistema de segurança com detecção pre-colisão

  • Sistema de monitoramento do motorista

  • Sistema de direção com assistência emergencial

  • Sistema de segurança com detecção pré-colosão traseira

  • VVT-IE, variador de fase do comando com atuador elétrico

 

 

Desde sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento oferecido aos seus clientes. A marca Lexus é líder em tecnologia híbrida no mercado de luxo, oferecendo quatro modelos híbridos que oferecem o melhor em inovação tecnológica e luxo de alto padrão. Em seu início, a Lexus oferecia dois modelos de veículos. Hoje, mais de 20 anos depois, a Lexus oferece em todo o mundo diversas variações de 10 modelos de automóveis, desde o esportivo híbrido CT 200h até o supercarro LFA, com motor V10.

Informações para a Imprensa

Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
George Costa e Silva – Gerente de RP –
gcostaesilva@toyota.com.br
Erick Boccia – Chefe de Imprensa – (11) 5502-9168 – eboccia@toyota.com.br

Printer Press Comunicação Corporativa
Rodrigo Barnabé – (11) 5502-9171 –
rbarnabe.printerpress@toyota.com.br
Cassio Waki – (11) 5502-9177 – cwaki.printerpress@toyota.com.br
Fábio Santos – (11) 5502-9218 – fpesantos.printerpress@toyota.com.br

Maio de 2012