Lexus lança hatchback híbrido CT200h em versões regular e F-Sport

19/10/2012 - 05:25

Primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo, o CT200h demonstra o empenho da Lexus com qualidade incomparável, sofisticação e tecnologia e diversão ao dirigir. O modelo, que está sendo lançado no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, visa atrair um público jovem e preocupado com questões ambientais, mas que não abre mão de conforto e sofisticação.

Dotado da consagrada tecnología híbrida da Toyota, pioneira no Prius, o CT 200h apresenta consumo de combustível extremamente baixo, de 19 km/l. Além disso, o veículo CT 200h pode ser operado sob certas condições no modo elétrico, gerando emissão zero de carbono.

O CT 200h utiliza dois motores: um a gasolina e outro elétrico, gerando potência combinada de 138cv. Ajudam a carregar o motor elétrico a energia sobressalente do motor a combustão e também o sistema de freios regenerativos, que acumulam energia a cada frenagem do veículo.

São quatro modos de condução à disposição do motorista, que podem ser selecionados no painel: normal, Eco (que privilegia o motor elétrico), Sport (com ênfase no motor a combustão) e EV (exclusivamente utilizando o mootor elétrico). Em todos os modos, o CT200h tem aceleração linear que responde às necessidades do condutor e é auxiliado pela utilização do câmbio do tipo E-CVT, com relação de marchas continuamente variável.

Para garantir a estabilidade, o CT200h é dotado de suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira do tipo independente, composta por braços triangulares sobrepostos. Os amortecedores do modelo foram projetados para minimizar as vibração oriundas dos pisos irregulares, elevando o conforto ao dirigir.

Rodas de liga de alumínio de 17 polegadas, envoltas em pneus 215/45 R17 contribuem com o belo visual e também para a exclente performance do CT200h.

Design
O design do CT200h reúne modernidade e sofisticação, com destaque, na dianteira, para a grade tipo Spindle, que marca a identidade visual dos modelos da Lexus, e, na traseira, para as lanternas de formato fluído horizontal em LED, que mesclam lentes de policarbonado nas cores branca e vermelha.

Interior
Por dentro, o CT200h se revela um verdadeiro Lexus. O luxuoso painel é dividido em duas partes distintas: a primeira zona, localizada à frente do motorista, reúne as informações de condução e do computador de bordo, como velocidade máxima, consumo de combustível e nível de carga da bateria híbrida.  A segunda zona, colocada no centro do cockpit, concentra uma tela de navegação do GPS, que pode estar aberta ou recolhida com o carro em movimento, controle do ar-condicionado e do sistema multimídia.
Ainda em seu interior, o CT200h traz bancos que abraçam motorista e passageiros, minimizando o deslocamento provocado pela força G em curvas. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, sendo 10 opções pré-programadas para o motorista e quatro para o passageiro, e ainda possuem sistema de aquecimento.  Acabamentos metálicos e materiais suaves ao toque reforçam a qualidade superior da cabine.

O sistema de entretenimento do CT200h inclui áudio de última geração, com seis alto-falantes, reconhecimento de voz, tecnologia Bluetooth ® e entradas auxiliar e USB, para conexão de smartphones.

Segurança
Com relação à segurança, estão disponíveis oito airbags de duplo estágio, sendo duplo dianteiro, duplo laterais dianteiros montados nos assentos, duplo laterais do tipo cortina e duplo dianteiro para a proteção dos joelhos. O CT200h ainda é dotado de freios ABS, com distribuição eletrônica de frenagem.

Conceito Sustentável
Com relação à sustentabilidade, o CT200h utliza no painel centra e no painel das portas plásticos ecológicos, com 30% de polietilenio. E, além disso, a reciclabilidade do modelo é superior a 80%.

CT200h F-Sport

O CT200h F-Sport é uma versão esportiva do hatchback híbrido, com visual ainda mais arrojado. Com relação à versão regular, na parte mecânica, o CT200h F-Sport é equipado com uma suspensão que recebeu calibragem mais dura. Com relação à aparência, o CT 200h agrega itens exclusivos como rodas de 17 polegadas em tom grafite, adesivo F-Sport na lateral da carroceria, volante mais esportivo com couro perfurado e adesivo F Sport, alavanca de câmbio em couro, pedais esportivos em alumínio e um maior número de detalhes metálicos no painel.