RX350 F-Sport é lançado no Salão do Automóvel de São Paulo

19/10/2012 - 05:50


Apresentado em abril deste ano no Salão de Nova York, o RX350 F-Sport será lançado no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo e traz todo o luxo, esportividade e desempenho que o consagraram no mercado norte-americano.

A versão esportiva do primeiro Crossover/SUV de luxo do mundo une não apenas o conforto de um carro de passeio com a versatilidade de um utilitário esportivo, mas também tecnologia de ponta, que resulta em uma performance única. São diferenciais do RX F-Sport, em comparação com o modelo regular itens de aparência como, desenho mais arrojado, volante com padle shift e adeviso F-Sport, adesivo F-Sport nas laterais da carroceria, bancos de couro com perfuração branca, detalhes de alumínio no câmbio, painel de instrumentos e portas.

O modelo vem equipado com motor Dual VVT-i V6 de 3,5 litros capaz de gerar 277cv de potência a 6.200rpm. O sistema Dual VVT-I controla o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape, otimizando a dirigibilidade e performance.

A transmissão automática de oito velocidades, eletronicamente controlada, tem troca de marchas no volante como item de série, o que produz respostas rápidas nas mudanças graças à ajuda das válvulas solenóides lineares de alto fluxo.

Design e conveniência
Ao ser visto de fora, o RX350 F-Sport chama a atenção pela robustez e elegância de suas linhas. O modelo recebeu uma aparência mais esportiva, que é destacada pela assinatura Lexus na grade tipo Spindle e para-choque avantajados. A borda superior da grade é colocada abaixo da borda superior do conjunto de faróis para dar uma aparência mais agressiva. Destacam-se também as luzes de LED em formato de “L”, os faróis de neblina integrados ao para-choque frontal inferior e as rodas aro 19 em tom grafite, que permitem aliar esportividade e segurança em curvas e retomadas.

Por dentro, tecnologia e conforto tornam a vida a bordo do RX350 F-Sport muito agradável. Entre outros itens, compõem a lista de equipamentos coluna de direção regulável em altura e profundidade e com recolhimento automático elétrico, bancos dianteiros com aquecimento, controle de velocidade de cruzeiro, limpador de para-brisas com temporizador de velocidade, câmera de ré e sensor de estacionamento.

O RX350 F-Sport conta, ainda, com um sistema de amortecimento exclusivo nas laterais absorve e minimiza as vibrações do corpo, resultando em uma sensação de direção mais linear e maior conforto para conduzir.

Além disso, o sistema multimídia do modelo o tornam ainda mais divertido e interativo. O RX350 F-Sport aceita diversas fontes de arquivos de música com entradas auxiliares e USB, além de conectividade Bluetooth® e receptor de rádio SiriusXM via satélite.

A tecnologia Bluetooth® de reconhecimento de voz padrão permite que o motorista faça chamadas telefônicas apenas dizendo para quem deseja ligar, o que aumenta o nível de segurança já que não é necessário tirar as mãos do volante em momento algum.

Segurança
Assim como o RX350, um dos destaques da versão F Sport é o sistema VDIM - Vehicle Dynamics Integrated Management (Gerenciamento Integrado do Comportamento Dinâmico), que gerencia de maneira integrada os sistemas eletrônicos e de controle dinâmico do veículo, incluindo freios ABS (que também trazem distribuição eletrônica de frenagem e assistência à frenagem), controle de tração e estabilidade e a direção assistida. O VDIM foi projetado para antecipar o início de uma derrapagem ou deslizamento e ajudar a corrigir a situação, controlando a frenagem individualmente nas quatro rodas e as respostas do acelerador.

O modelo é equipado com 10 airbags, incluindo bolsas laterais tipo cortina, nas laterais dos assentos dianteiro e traseiro e para os joelhos do condutor e do passageiro da frente. Também é item de segurança o apoio de cabeça para os passageiros com sistema mecânico anti-colisão traseira. Esse equipamento limita o movimento do pescoço dos ocupantes do veículo nessa situação, reforçando a prevenção de lesões na coluna cervical.