Primeiro SUV de luxo do mundo, RX350 chega ao Salão de São Paulo

19/10/2012 - 05:50


O RX350, primeiro SUV/crossover de luxo do mundo, foi projetado para unir o conforto de um carro de passeio com a versatilidade de um utilitário esportivo. O modelo chega renovado reforçando as características da Lexus, com a nova grade tipo Spindle e habitáculo totalmente renovado.

O RX350 recebeu uma aparência esportiva mais suave na frente com novos para-choques, complementada com o design do novo farol, luzes de LED em formato de “L” e molduras exclusivas nos faróis de neblina. As lâmpadas das lanternas traseiras e da placa traseira também foram atualizadas.

O modelo é equipado com motor V6 de 3.5 litros VVT-i, que gera 277 cv de potência máxima a 6.200 rpm. O sistema VVT-i controla o tempo de abertura das válvulas de admissão, otimizando a dirigibilidade e performance.

A transmissão de seis velocidades eletronicamente controlada com inteligência (Super ECT) produz resposta rápida de mudanças de marchas com a ajuda de válvulas solenóides lineares em miniatura de alto fluxo, que controlam o fluido de transmissão. Além disso, a transmissão automática sequencial permite ao condutor mudar a marcha manualmente, quando desejado.

O RX350 proporciona uma experiência de condução envolvente. Um fator chave para a agilidade de condução é o design único da suspensão traseira com braços triangulares superpostos, enquanto a geometria da suspensão dianteira foi otimizada com uma barra estabilizadora espessa. Molas helicoidais dianteiras se comprimem em direções opostas, impedindo que os efeitos negativos de compressão da suspensão passem para a direção.

O sistema de direção com assistência elétrica contribui para a agilidade e melhor sensação ao dirigir, eliminando as perdas de uma direção hidráulica. A assistência elétrica da direção é ajustada automaticamente em resposta à velocidade do veículo, com maior atuação em baixas velocidades e uma maior interferência em altas velocidades.

Segurança
Um dos destaques do RX350 é o sistema VDIM - Vehicle Dynamics Integrated Management (Gerenciamento Integrado do Comportamento Dinâmico), que gerencia de maneira integrada os sistemas eletrônicos e de controle dinâmico do veículo, incluindo freios ABS (que também trazem distribuição eletrônica de frenagem e assistência à frenagem), o controle de tração e estabilidade e a direção assistida. O VDIM foi projetado para antecipar o início de uma derrapagem ou deslizamento e ajudar a corrigir a situação, controlando a frenagem individualmente nas quatro rodas e as respostas do acelerador.

O modelo é equipado com 10 airbags, incluindo bolsas laterais tipo cortina, nas laterais dos assentos dianteiro e traseiro e para os joelhos do condutor e do passageiro da frente. Também é item de segurança o apoio de cabeça para os passageiros com sistema mecânico anti-colisão traseira. Esse equipamento limita o movimento do pescoço dos ocupantes do veículo nessa situação, reforçando a prevenção de lesões na coluna cervical.

 
Conforto e Conveniência

O luxo do RX350 começa com a forma como o motorista interage com o veículo. Além de ser equipado com botão de partida sem chave SmartAccess., o modelo ”conversa” com o motorista através de luzes que se acendem assim que o motorista se aproxima do veículo.

O silencioso sistema de controle de clima oferece resfriamento e aquecimento rápidos. Um compressor de alta eficiência detecta o fluxo da refrigeração para aperfeiçoar o controle do motor e a economia de combustível. Um sensor de fumaça foi projetado para detectar partículas nocivas (CO, HC, NOx) de outros veículos e impedir que entrem no RX350.

O RX350 aceita diversas fontes de arquivos de música, em seu Lexus Premium Sound System com entradas auxiliares e USB, além de conectividade Bluetooth®.Também compõem a lista de equipamentos do RX350 coluna de direção regulável em altura e profundidade e com recolhimento automático elétrico, bancos dianteiros com aquecimento, controle de velocidade de cruzeiro, limpador de para-brisas com temporizador de velocidade, câmera de ré e sensor de estacionamento, entre outros. Como novidade, o utilitário esportivo ganhou GPS de série.

Design   
O RX350 combina uma versão dinâmica do design Lexus para criar um perfil elegante. As molduras das janelas laterais têm um acabamento brilhante ao longo de uma linha sutilmente côncava estendendo-se para as extremidades.

A nova frente distinta e contemporânea é destacada pela grade tipo Spindle e a borda superior da grade é colocada abaixo da borda superior do conjunto de faróis para dar uma aparência mais agressiva.

Os pára-lamas dianteiros avançam em direção às portas em um movimento cônico que envolve os cantos traseiros, integrando-os ao veículo e a parte inferior da carroceria realça as rodas aro 18. As portas de passageiros estendem-se abaixo da soleira de entrada, dificultando a entrada de sujeira e umidade, enquanto os espelhos laterais são dotados de lâmpadas de LED para sinalização de conversões.