Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Discursos e entrevistas

13/10/11

Apresentações do Toyota Prius e do Projeto APA Costa dos Corais

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente senior da Toyota Mercosul, durante as apresentações do Prius e do Projeto APA Costa dos Corais para a imprensa em Maragogi (AL)

Caros amigos jornalistas,

Bem-vindos à Costa dos Corais!

Esta é, sem dúvida, uma das mais belas regiões do Brasil. Para nós da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil é uma imensa satisfação apresentar a vocês o projeto Toyota APA Costa dos Corais.

Para quem não é familiarizado com o termo, “APA”, este significa “área de proteção ambiental”. Esta, na qual estamos reunidos hoje, trata-se da maior unidade de conservação marinha no Brasil. Aqui, encontramos a segunda mais importante barreira de corais do mundo, que abriga cerca de 190 espécies de peixes registradas e animais ameaçados de extinção.

Os investimentos da Fundação Toyota, junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, têm como objetivo garantir a proteção, a preservação e o manejo de um ecossistema, que abrange mais de 413 mil hectares, com toda a sua fauna e flora associadas.

Além disso, o projeto aborda questões socioeconômicas, como o ordenamento do turismo ecológico, o incentivo à pesquisa científica pelas universidades locais, bem como a sensibilização e mobilização das comunidades locais para o desenvolvimento de atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental.

Esta é uma das mais recentes contribuições da Toyota do Brasil, através da Fundação Toyota, para o meio ambiente e a sociedade. Este projeto está alinhado com o compromisso da Toyota, em conduzir seus negócios sempre respeitando o planeta.

Também tenho o orgulho de falar que a Toyota recebeu um grato reconhecimento destes esforços ao ser classificada, dentre diversas empresas, como a mais verde do mundo, segundo o ranking “Best Global Green Brands 2011”, publicado pela Interbrand, consultoria especializada em gestão de marcas.

Os principais pontos avaliados foram as práticas e iniciativas verdes e a percepção do consumidor sobre estas ações. Este resultado está diretamente ligado ao pioneirismo da Toyota no desenvolvimento de tecnologias alternativas, visando a diminuição da emissão de poluentes, como o CO2, onde podemos ver que desde 2000 a 2009, a Toyota diminuiu aproximadamente 30% da emissão de CO2 por unidade produzida.

Nesse sentido, e aproveitando o momento, gostaria de explicar a relevância dos veículos híbridos para a estratégia da indústria automotiva. Desde o início da década de 90, vivemos uma massificação das discussões sobre aquecimento global e sustentabilidade.

Neste cenário, as montadoras intensificaram sua busca por tecnologias alternativas menos poluentes, visando a redução da emissão de CO2.

Assim, em 1997, a Toyota lançou o Prius no Japão, tornando-se a primeira montadora a oferecer a tecnologia híbrida em escala comercial, ou seja, a simultaneidade de um motor elétrico e um motor a combustão. Desde então, a tecnologia híbrida vem sendo testada pelos principais fabricantes.

Na Toyota, até 2010, 3.1 milhões de carros híbridos foram comercializados no mundo, o que evitou a emissão de 19 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, equivalente a quase 10 anos de emissão de CO2 em uma cidade do porte de Ribeirão Preto, por exemplo.
 
Na gama de carros híbridos da Toyota, composta por 16 modelos, o Prius é o símbolo mais significativo, com vendas de 2.3 milhões de unidades vendidas mundialmente até agosto 2011, sendo mais de 1 milhão apenas nos Estados Unidos. Além disso, passou a ser objeto de desejo no Japão, tornando-se o carro mais vendido por lá desde maio de 2009.

Com a certeza de que o Brasil é um dos países líderes nas discussões ambientais e tem crescente conscientização sobre o meio ambiente é, em primeira mão, que gostaria de anunciar a comercialização do Prius a partir do segundo semestre de 2012 em nosso país.

Quero ressaltar que privilegiamos vocês para mostrarmos as primeiras unidades de um total de 15, que farão parte da fase de testes e pré-lançamento.

A partir de hoje, iremos realizar iniciativas em três etapas:

A primeira fase é focada principalmente na conscientização e disseminação da tecnologia e da marca Prius, entre os consumidores.

Iremos utilizar diversas ferramentas como a internet, onde, em nosso portal teremos um conteúdo de fácil entendimento do conceito dessa tecnologia e de nosso produto, além de aplicativos de interatividade com o consumidor.

Haverá também empréstimos de carros a celebridades para geração de conhecimento pelo publico geral. Além de contarmos com a ótima credibilidade da nossa imprensa com artigos em jornais e revistas escritos pelos senhores.

Na segunda fase, o objetivo é desenvolver um relacionamento mais próximo com os consumidores brasileiros, para avaliar a aceitação do produto e identificar itens específicos que precisamos adaptar ao nosso mercado.

Por fim, na terceira etapa, iremos maximizar nossos esforços de lançamento por meio de atividades de exposição em nossas revendas e ações de test-drive. Dessa maneira queremos fazer com que a introdução do Prius seja um sucesso aqui no Brasil. Nossa intenção é que o Prius seja o primeiro de muitos outros modelos híbridos que podem ser disponibilizados para o país em um futuro próximo.

Finalmente, acreditamos que a introdução do Prius corrobora para uma sociedade melhor baseada em novos estilos de vida, que busca otimizar soluções de mobilidade com uma menor emissão de CO2.

Também gostaria de ressaltar que a exemplo do que já ocorre em outros países, pretendemos contar com a consciência ambiental do governo brasileiro, que reconhecendo a tecnologia híbrida como um importante e concreto benefício para a sociedade, apoie essa iniciativa com a redução tributária que também beneficiará o consumidor final. Estamos falando de impostos como IPI, ICMS, IPVA ou mesmo a exclusão desses veículos do rodízio. Estamos certos que isso irá contribuir para um mundo mais sustentável e uma melhoria da qualidade de vida.

Buscar as melhores soluções de mobilidade visando um mundo sustentável é um dos objetivos principais da Toyota. O Prius materializa esse objetivo e a partir do segundo semestre de 2012 estará disponível em nossos concessionários por todo o Brasil.

Muito obrigado pela atenção.
 

Topo

Assuntos relacionados

 

Outros discursos e entrevistas


 

30/10/14

Abertura da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014

Discurso de Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2014

11/03/14

Abertura do Lançamento do Novo Corolla 2015

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo Corolla 2015, em Campinas (SP)

21/11/13

Abertura do 43º Salão do Automóvel de Tóquio

Discurso de Mitsuhisa Kato, vice-presidente executivo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Toyota, em Tóquio, Japão

06/05/13

Abertura do Lançamento do Novo RAV4

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo RAV4 em Itatiba (SP)