Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Discursos e entrevistas

14/10/11

Apresentações do Toyota Prius e do Projeto APA Costa dos Corais

Discurso de Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota Mercosul, durante as apresentações do Prius e do Projeto APA Costa dos Corais

Prezados Jornalistas,

Bom dia!

É com muita satisfação e entusiasmo que dou as boas vindas a todos. O evento de hoje, marca o início do Projeto Toyota APA Costa dos Corais e, também, a introdução do Prius no mercado brasileiro.

Por todo o mundo, a Toyota tem a preocupação de se desenvolver, em harmonia com o meio em que está inserida. Essa harmonia representa para nós, o respeito pelas pessoas com quem nos relacionamos, pelas culturas com as quais interagimos, e também com o meio-ambiente  do qual tanto precisamos.

Um exemplo concreto disso aqui no Brasil é a nossa nova fábrica em construção na cidade de Sorocaba, em São Paulo, onde produziremos carros compactos, a partir do segundo semestre de 2012.

Totalmente criada no conceito Ecofactory, essa fábrica foi projetada com os mais elevados padrões de tecnologia para otimizar o consumo de recursos naturais e para reduzir a emissão de resíduos e de gases de efeito estufa. Mas não é apenas tecnologia que estamos empregando na nova fábrica. Para que o nosso conceito de ecofactory seja plenamente implantado, contaremos também com “eco-pessoas”.

E nesse sentido, temos trabalhado com nossos colaboradores e seus familiares, para uma grande ação que acontecerá no dia 16 de outubro próximo. Para dar um abraço verde em nossa nova fábrica, e principalmente estimular cada um a dar sua contribuição, mais de seis mil pessoas terão a importante missão de criar um cinturão verde em volta da fábrica, plantando cerca de oitenta mil mudas, em uma atividade que chamamos Morizukuri, que em japonês significa “criar floresta”.

Foi com esse espírito de desenvolvimento harmonioso, que criamos em 2009 a Fundação Toyota do Brasil, com o objetivo de ampliar nossas práticas sócio-ambientais e estimular o desenvolvimento sustentável, por meio de ações que defendam e preservem o meio ambiente brasileiro.

Assim, estabelecemos em 2009 uma feliz parceria com a “Fundação S.O.S Mata Atlântica”, entidade pela qual temos profundo respeito e confiança por seu papel firme e ético na defesa desse rico bioma.

Agora, consolidando essa parceria, empenharemos esforços para a conservação da maior unidade marinha de preservação ambiental do Brasil: a “Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais”, um projeto sólido, de longa duração e que já nasce em bases sustentáveis perenes.

Aproveito esta oportunidade para expressar minha confiança nessa parceria da “Fundação Toyota do Brasil” com a “Fundação S.O.S Mata Atlântica” e com o  “Instituto Chico Mendes”.

Como disse, sempre nos preocupamos em empregar esforços para gerar o menor impacto ambiental possível, na construção de nossas unidades industriais, nos processos produtivos dentro de nossas fábricas e na tecnologia empregada na concepção e produção de nossos veículos. E quando falamos em veículos que utilizam tecnologia sustentável, a maior referência no mundo é, sem dúvida, o Prius, modelo lançado em 1997.

E esse é mais um motivo de estarmos reunidos aqui no dia de hoje. Tenho a satisfação de anunciar a vocês em primeira mão, que a partir do segundo semestre de 2012, introduziremos o Prius no Brasil em escala comercial.

Com a introdução comercial do Prius no Brasil, e com as realizações do projeto “Toyota Costa dos Corais”, queremos reafirmar nosso compromisso de oferecer veículos cada vez mais modernos, ao mesmo tempo que participamos de atividades que estejam em consonância com a nossa filosofia de estarmos em harmonia com o desenvolvimento sustentável.

Muito Obrigado!
 

Topo

Assuntos relacionados

 

Outros discursos e entrevistas


 

30/10/14

Abertura da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014

Discurso de Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2014

11/03/14

Abertura do Lançamento do Novo Corolla 2015

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo Corolla 2015, em Campinas (SP)

21/11/13

Abertura do 43º Salão do Automóvel de Tóquio

Discurso de Mitsuhisa Kato, vice-presidente executivo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Toyota, em Tóquio, Japão

06/05/13

Abertura do Lançamento do Novo RAV4

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo RAV4 em Itatiba (SP)