Sala de Imprensa
HOME | BUSCA    

Discursos e entrevistas

01/11/11

Abertura do Lançamento Hilux e SW4 2012

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul, no lançamento da Hilux e SW4 2012

Prezados jornalistas,

Bom dia!

Bem-vindos a Bento Gonçalves (RS), a toscana brasileira.

O principal motivo deste encontro é a apresentação da Hilux e da SW4 repaginadas. A atualização de uma família de produtos, como esta dupla de vencedores, não poderia passar em brancas nuvens.

Foram seis anos gloriosos desde 2005, em que mostramos ao mercado brasileiro toda a nossa assertividade no desenvolvimento, lançamento e administração de marca de dois veículos que já são ícones.

Introduzimos ao mesmo tempo, um design sofisticado para o segmento, combinado com espaço interno e funcionalidade só antes encontrados em veículos de passeio, e tudo isso sobre um chassi Toyota e uma motorização Turbo Diesel com Common Rail de última geração.

Receita de sucesso?  Sorte? Na Toyota acreditamos mais em perseverança e, principalmente, na compreensão profunda das necessidades de nossos clientes. Com esta convicção, preparamos novas versões, da Hilux e da SW4.

Mas vamos falar um pouco sobre o mercado e repassar alguns pontos da economia e do desempenho da indústria. Devido às incertezas apresentadas no cenário econômico internacional, o Banco Central revisou o crescimento da economia de 4% para 3,5%, em 2011, como consequência da queda do PIB industrial e da inevitável redução dos investimentos públicos.

No campo internacional, um dos reflexos globais foi a forte oscilação do dólar, que já tende a uma variação menor em mercados mais sólidos, como é o caso do Brasil. Neste novo cenário, o Banco Central já reduziu a taxa de juros, que possivelmente fechará o ano em 11%, como parte da política monetária para evitar uma brusca desaceleração.

Apesar de uma visível mudança em relação ao primeiro semestre, mantemos a expectativa de que o mercado total atinja o recorde de vendas de 3,7 milhões de veículos.  Acreditamos, também, que as vendas do setor se mantenham estáveis para o último trimestre.

Para o segmento de picapes médias, esperamos um intenso cenário competitivo e até um crescimento deste segmento já em 2012. No caso da Hilux e da SW4, nossa principal meta estratégica é mantê-las na liderança de seus respectivos segmentos diesel.

Desde o seu lançamento em 2005, a fábrica de Zárate, na Argentina, vinha produzindo 70 mil unidades por ano, atendendo os mercados do Mercosul e outros países latino-americanos.

Posso dizer com orgulho que hoje nossa fábrica atingiu o mais alto nível de qualidade não só comparado aos competidores, mas também entre as outras afiliadas da Toyota. E, como prêmio, agora podemos contar com a expansão da produção na Argentina para 92 mil unidades, o que significa um maior volume de vendas já a partir deste mês.

Agora, poderemos atuar nos subsegmentos de picape e SUV, nos quais ainda não tínhamos participação, simplesmente pela limitada capacidade de produção. Para o próximo ano, teremos o desafio de vender 40 mil unidades da picape Hilux, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2011.

Por outro lado, teremos 10 mil unidades da SW4, ou seja, um aumento de 30%, em 2012. Para ambos os produtos, estamos introduzindo visíveis alterações de design, incorporando novas tecnologias e versões, e a disponibilidade de um Motor Flex, já a partir do primeiro trimestre de 2012.

Agora, vamos falar um pouco de outras novidades. Para os veículos importados do Japão, mesmo considerando a nova condição do IPI, faremos o máximo esforço para manter o nosso posicionamento competitivo.

E isso vale tanto para os segmentos em que já atuamos com a RAV4 e o Camry, como para outros, nos quais tenhamos a possibilidade de oferecer produtos que sejam, ao mesmo tempo, exclusivos e interessantes para o mercado e a imagem da marca. 

Desse modo, estamos mantendo o lançamento do Prius e do novo Camry. No início do mês, fizemos o pré-lançamento do Prius, na Costa dos Corais, em Alagoas. Também realizamos um evento fechado, em Brasília, para membros do governo, como estratégia para a discussão de uma política de incentivos à tecnologia híbrida.

Em 2012, daremos início às vendas do Prius, que é o carro híbrido de maior sucesso no mundo, com 2,3 milhões de unidades vendidas. Sua introdução contribui para uma sociedade baseada em novos estilos de vida, que alia máxima performance com uma menor emissão de poluentes e uma redução de consumo sem similar.

Outra novidade é o lançamento do novo Camry no começo de 2012. O melhor Camry de todos os tempos será lançado num momento em que o segmento voltará às suas origens, devido ao aumento de IPI e, consequentemente, de preço, promovendo um novo realinhamento no mercado de sedãs grandes.

Outro lançamento de extrema importância para a Toyota do Brasil é o nosso carro compacto. É impressionante ver o progresso das instalações da nossa fábrica em Sorocaba (SP). Essa nova unidade será a primeira da Toyota no Brasil desenvolvida totalmente com o conceito Ecofactory, que significa termos uma produção dentro dos mais rigorosos padrões ambientais, minimizando a utilização de recursos naturais e contribuindo significativamente para a preservação do ecossistema.

Além disso, um grande cinturão verde está sendo cultivado em todo seu perímetro. O primeiro passo já foi dado, no último mês com o Projeto Morizukuri, que em japonês significa "criar floresta".

Essa iniciativa reuniu milhares de voluntários em Sorocaba, entre colaboradores e seus familiares, além de fornecedores e concessionários, para plantar 45 mil mudas selecionadas de espécies nativas da região. Mas o nosso maior objetivo é continuarmos a construção de uma marca e uma rede de concessionários cada vez mais fortes, no jeito Toyota de ser.

Isto significa planejamento, execução, verificação e melhoria contínua. É isso que nossos clientes esperam da Toyota para continuarem a nos retribuir com um sorriso de sincera satisfação.

Muito obrigado!

Topo

Assuntos relacionados

 

Outros discursos e entrevistas


 

30/10/14

Abertura da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014

Discurso de Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2014

11/03/14

Abertura do Lançamento do Novo Corolla 2015

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo Corolla 2015, em Campinas (SP)

21/11/13

Abertura do 43º Salão do Automóvel de Tóquio

Discurso de Mitsuhisa Kato, vice-presidente executivo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Toyota, em Tóquio, Japão

06/05/13

Abertura do Lançamento do Novo RAV4

Discurso de Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, na cerimônia de lançamento do Novo RAV4 em Itatiba (SP)